‘Tummy Time’ é um termo norte-americano utilizado para caracterizar o momento em que os bebés estão de barriga para baixo, sempre acordados e supervisionados.
Funciona como um treino para o bebé, o seu primeiro treino!
Há bebés que gostam, mas a maioria prefere outras posturas. Isto deve-se ao facto de terem pouca força, o que os impossibilita de se mexerem com uma certa facilidade, além de que têm que fazer um esforço para se manterem naquela posição.
Inicialmente têm dificuldade em levantar a cabeça e quando conseguem, fazem-no por períodos curtos e alguma descoordenação. Quando esta etapa está alcançada começam a tentar levantar mais o tronco e a apoiarem-se nos braços, até que tentam agarrar objetos com as mãos enquanto transferem o peso para um dos lados.
Todo este esforço físico por parte do bebé pode ser bastante apreciado. Por outro lado, pode ser bastante complicado conseguir que o mesmo desfrute de uns momentos de barriga para baixo.
Independentemente da reação, o Tummy Time é extremamente importante para ajudar o bebé a desenvolver as suas habilidades e capacidades motoras, que graças ao ganho de musculatura do pescoço e tronco irão permitir mais tarde atividades como rolar, gatinhar e sentar.
~ Quando pode o bebé começar a ser colocado de bruços?
Desde sempre! Desde que acordado e supervisionado! A Academia Americana de Pediatria recomenda que sejam colocados de bruços logo nos primeiros dias.
~ Quantas vezes e quanto tempo?
O ideal será fazê-lo todos os dias se possível e mais do que uma vez por dia. O tempo dependerá do que o bebé tolerar. Pode começar com uns minutos (3-5) e ir aumentando conforme a sua tolerância e o ganho de força, que fará com que o bebé comece a gostar mais de estar de bruços.
Não estranhe se na primeira tentativa eles tolerarem apenas um minuto. Com o tempo eles habituam-se à posição e vai ficando mais fácil.
Insista com o Tummy Time até que alcance cerca de 20 a 30 minutos de barriga para baixo. Esta é a recomendação da Organização Mundial de Saúde!
Chegará a altura em que a criança vai conseguir rolar, passando depois a ser ela mesmo a decidir quando quer brincar de barriga para cima ou para baixo.
~ Como e onde devemos fazer o Tummy Time?
Prepare um espaço macio e seguro, utilizando um tapete fofinho e próprio para bebés, ou, se não tiver, dobre uma manta em várias partes, cubra com um lençol e deite o bebé. O chão é o local de eleição, mas pode, numa fase inicial, colocá-lo de bruços no peito ou no colo.
Estimule o bebé aproximando o seu rosto do dele, fale com ele ou utilize brinquedos com sons ou cores que possam funcionar como um estimulo para o bebé.
~ E se mesmo assim o bebé não gostar?
Não desespere e não desista! O Tummy Time deve ser um momento prazeroso para os pais e para os bebés e não um momento de choro e de stress. Não há qualquer problema em ‘dar um passo atrás’, fazer uma pausa e voltar a tentar. Pare durante uns dias ou uma semana e comece novamente. Provavelmente aí vai ser bem-sucedido e lembre-se que, por pouco tempo que seja, haverá sempre benefício!
De lembrar que o Tummy Time só deverá ser praticado com a criança acordada, sob o olhar atento dos pais e nunca sozinhos!
De barriga para baixo para brincar, de barriga para cima para dormir!!!
Vamos praticar?
Fisioterapeuta Pediátrica, Vitorina Damásio
Siga-me nas redes sociais!
Você tem de estarSessão iniciada to post a comment.