Será que tenho leite suficiente? É uma pergunta comum a quase todas as mães que estão a amamentar e é uma dúvida que pode influir na sua confiança, de que são capazes de produzir todo o leite necessário para o seu bebé.
Mas, o que as leva a duvidarem de o seu corpo é capaz?
Aqui ficam algumas das situações que mais suscitam dúvidas nas mães:
-
As primeiras horas de vida e o colostro
Nas primeiras horas de vida o bebé alimenta-se do colostro da mãe, o chamado “ouro liquido”, contudo, apesar de ser riquíssimo e muito importante para a imunidade do bebé, é quase impercetível, levando as mães a acharem que não estão a produzir leite. Mas estão! As maminhas só precisam de continuar a ser estimuladas, e além disso, quando nasce o bebé tem um estômago do tamanho de um berlinde! Já imaginou? Quanto leite necessita ele para se sentir saciado? Muito pouco.
O processo de descida do leite demora cerca de 3 dias e aí vai sentir os peitos mais firmes e mais cheios.
-
As maminhas deixaram de estar sempre rijas e passaram a estar moles
Com o tempo, após as primeiras semanas, o peito deixa de parecer duro e cheio para ficar mais mole, isso é sinal de que a produção de leite materno estabilizou e está adaptada às necessidades do bebé. Além disto, o bebé passa a fazer mamadas mais curtas, uma vez que consegue extrair mais leite em menos tempo. Devido a estas mudanças, algumas mães acreditam que os seus filhos não estão a receber todo o leite que necessitam.
Lembre-se que quanto mais vezes o bebé mamar, mais leite vai produzir, através de um processo de procura e oferta.
-
Sai pouco leite quando é extraído
Por vezes ao tentarem extrair leite manualmente ou com a bomba, as mães ficam preocupadas com a pouca quantidade de leite que sai levando-as a pensar que produzem pouco leite. Na verdade, o melhor extrator de leite que existe é o bebé! Este sim consegue extrair com grande eficácia e em quantidades maiores que a bomba, não sendo assim realista, a quantidade de leite que vemos quando extraímos mecanicamente.
Assim, se estiver tudo bem com o bebé e este estiver bem posicionado e a fazer uma boa pega, ele vai conseguir alimentar-se adequadamente e ficar saciado.
Sempre que é removido leite, quer pelo seu bebé a mamar, quer por si a extrair, eles produzem mais.
-
Picos de crescimento
O bebé está sempre a crescer mas há alturas em que o ritmo aumenta exponencialmente. São os chamados picos de crescimento! (saiba mais aqui) Nesta fase é normal que o bebé procure mais vezes a mama, dando a parecer que não está satisfeito com a quantidade de leite que ingere, pois não se sacia.
Na verdade, o que está a acontecer é que o bebé está a “obrigar” o corpo da mãe a produzir mais leite para fazer face às necessidades de crescimento do mesmo. Ao procurar mais, a informação que passa para a mãe é a de que “preciso de mais leite para crescer”, fazendo com que a quantidade de leite aumente. Este processo pode durar 2 a 3 dias em média e é muito cansativo, uma vez que o bebé fica muito apelativo mas assim que as suas necessidades são atendidas, passa e volta tudo ao normal!
Relembro que a amamentação sem restrições está a ajudar a desenvolver a sua produção, por isso, amamente o seu filho a pedido e não segundo um horário.
Não se trata apenas de alimentação. É vinculo, comunicação, afetos, segurança, conforto e criação de laços para toda a vida!
Se tiver problemas relacionados com a amamentação e for seu desejo continuar a amamentar não hesite em pedir ajuda. Existe solução!
Existem profissionais especializados na área, como as conselheiras de amamentação – CAMs, que poderão ajudar a ter uma amamentação bem-sucedida e prazerosa como todas deviam ser!
Fisioterapeuta pediátrica e conselheira de amamentação, Vitorina Damásio
Siga-me nas redes sociais!
Marque a sua consulta comigo aqui!
Você tem de estarSessão iniciada to post a comment.