Sabia que 15% das crianças tem achatamentos da cabeça?
O nome técnico para os achatamentos da cabeça é plagiocefalia.
As razões principais para isto acontecer podem ser:
-
Posição in útero ou forças exercidas durante o parto
-
Problemas no pescoço (torcicolo)
-
Muito tempo de barriga para cima
-
Prematuridade
O crânio do bebé é uma estrutura frágil e maleável, e ainda bem que assim é, pois permite ao bebé adaptar-se quer na barriga da mãe, quer aquando da passagem no canal de parto.
Felizmente, esta deformação é reversível mas é necessário haver tratamento!
Se é só uma questão estética? Cada vez existem mais estudos a comprovar o contrário. Algumas capacidades motoras e cognitivas podem mesmo ficar comprometidas e cerca de 40% das crianças podem mais tarde ter necessidade de recorrer a terapia da fala ou outro tipo de terapia.
Como saber se o meu bebé tem plagiocefalia?
Uma das formas de avaliar se há uma assimetria é observar a cabeça de cima. Ver se as orelhas estão alinhadas. Se sim, significa que a pressão levou a que o osso temporal girasse alterando o seu posicionamento.
Por vezes é percetível pela face do bebé, uma das bochechas é maior que a outra, ou um dos olhos está fechado que o outro. Outra das formas é quando o bebé tem toda a parte de trás da cabeça achatada, não havendo a curvatura normal, a chamada braquicefalia, muito comum em bebés que passam muito tempo de barriga para cima.
Como prevenir?
-
Mudanças de posição
-
Babywearing (transportá-los no pano)
-
Barriga para baixo despertos e com estimulação (saiba mais aqui)
-
Almofada MIMOS
Como tratar?
Tudo o que foi descrito para a prevenção faz parte do tratamento, além disso, a terapia manual, utilizada pela osteopatia e fisioterapia pediátrica, quanto antes melhor! É fundamental que não passem mais que 3 a 4 meses do inicio da terapia para que os resultados sejam os melhores possíveis.
A osteopatia pediátrica através de técnicas suaves de mobilização das suturas e modelagem do crânio consegue dar mobilidade e flexibilizar as suturas permitindo um crescimento do mesmo harmonioso e simétrico.
A almofada MIMOS também é um complemento do tratamento, na medida em que permite que o apoio da cabeça do bebé seja feito numa estrutura maleável e não numa zona plana, contudo é importante referir que por si só a almofada mimos não resolve o problema, pois não devolve mobilidade às suturas!
Marque a sua consulta comigo aqui!
Siga-me nas redes sociais!
Fisioterapeuta Vitorina Damásio
Especializada em Fisioterapia Pediátrica e Osteopatia Pediátrica
Você tem de estarSessão iniciada to post a comment.